domingo, 11 de maio de 2014

3-QUESTÕES DE HISTÓRIA DO BRASIL - SIMULADO PARA CONCURSO MPSP - AUXILIAR DE PROMOTORIA I

FELIZ DIA DAS MÃES. A TODAS!!!

Concurseiro de verdade não tem descanso...

Então aí vai o gabarito do POST ANTERIOR, das questões de MATEMÁTICA.

1- B              2- D             3- A       

Obs: se necessitar comentar e/ou tirar dúvidas pode me escrever, responderei o mais breve, na medida do possível.

E agora testes de HISTÓRIA DO BRASIL:

1)

Em 1986, foi elaborada a proposta de história pela Secretaria 
da Educação do Estado de São Paulo com a proposta de uma 
nova organização de conteúdos por intermédio de uma história 
temática. A proposta baseava-se nos fundamentos teóricos da 
renovação da linha marxista dos ingleses, especialmente E. 
Thompson, com ênfase na história social aliada à concepção 
cultural de classe social.
(Circe Bittencourt. Identidades e ensino da história no Brasil. 
In: Mario Carretero et al. Ensino da história e memória coletiva)
Partindo-se do exposto, está correto afirmar que a referida 
proposta curricular tinha como eixo o(a)
(A) contribuição das três raças – branca, negra e indígena – 
para a formação da nacionalidade brasileira.
(B) construção do sentimento nacionalista e a formação da 
identidade brasileira fundada na mestiçagem.
(C) periodização baseada nos modos de produção, seguindo 
ordenação cronológica dos acontecimentos.
(D) História Integrada, priorizando fatos políticos na seleção 
e organização dos conteúdos programáticos.
(E) tema do trabalho, e os sujeitos históricos eram os trabalhadores 
como construtores da nação.



2)

As escolas comuns, do ensino fundamental e médio, quando 
falam dos índios, costumam apresentá-los aos alunos em 
contraste com o que seriam os brancos, tomados como o 
termo referente, como se branco caracterizasse a “sociedade 
nacional”, na qual o indígena seria apenas “o outro”.
(Pedro Paulo Funari e Ana Piñon, A temática indígena na escola: 
subsídios para os professores)
O trecho traz à tona a
(A) impossibilidade de reconhecer nos índios a diversidade 
cultural, ao estudar a relação com o diferente.
(B) necessidade de repensar o referencial étnico ao trabalhar 
com os povos indígenas em sala de aula.
(C) importância de resgatar as raízes brancas da “sociedade 
nacional” e valorizar a diversidade dos povos indígenas.
(D) prática louvável existente nas escolas de comparar índios 
e brancos, estabelecendo semelhanças e diferenças.
(E) crítica ao ensino de História que não se reconhece como 
etnocêntrico, valorizando as diferentes culturas.



3)

Ao lado dos estudos sociais, a educação moral e cívica reforçava 

esse sentimento nacionalista que encobria as disparidades 

econômicas e sociais acentuadas pela política econômica. 

Os estudos sociais propostos e apresentados pelas obras 

didáticas eram, diferentemente das propostas de sociólogos 

como Darcy Ribeiro (...), uma simplificada e reduzida história 

e geografia, sem profundidade conceitual, justificada por uma 

“inserção do aluno na comunidade” de maneira a se adaptar 

e se acomodar ao sistema.
(Circe Bittencourt. Identidades e ensino da história 

no Brasil. In: Mario Carretero et al. Ensino da história e 

memória coletiva)
O exposto no fragmento é uma referência ao contexto
(A) da República Velha (1889 – 1930).
(B) do Estado Novo (1937 – 1945).
(C) das democracias populistas (1945 – 1964).
(D) da Ditadura Militar (1964 – 1985).
(E) da Nova República (a partir de 1985).

4)


É parte das muitas questões expostas em pesquisas sobre a 

história das mulheres uma regular prática acadêmica (...), nas 

duas últimas décadas do século XX. Essa história (...) esteve 

empenhada em retirar os véus de invisibilidade das mulheres 

como sujeitos históricos. Isso ocorre sob o crescente recuo 

do estruturalismo a partir de meados da década de 1970.
(Suely G. Costa. Gênero e História. In: Martha Abreu 

et al. Ensino de História)
A partir do artigo citado, está correto afirmar que estudos 

acerca da história das mulheres multiplicaram-se, no período 

mencionado, dentre outros fatores, em razão do




(A) grande volume de mulheres que passaram a ocupar cargos 

ligados à educação, não só como professoras, mas 

também como especialistas.
(B) crescimento do número de intelectuais do sexo feminino 

que passaram a utilizar o referencial teórico historicista 

para suas produções.
(C) ressurgimento dos movimentos feministas, trazendo uma 

pauta de caráter sexista, ou seja, voltada para as questões 

específicas do feminino.
(D) aumento de parlamentares do sexo feminino no Congresso 

Nacional, favorecendo leis e medidas de proteção aos 

interesses das mulheres.
(E) movimento pela democratização do acesso às universidades 

públicas, ampliando o debate acerca da reserva de 

cotas para as minorias raciais e sexual

Google image

BONS ESTUDOS E ATÉ O PRÓXIMO POST COM MAIS
GABARITOS E NOVOS EXERCÍCIOS !

“EDUCAÇÃO É TUDO E É DANDO-A QUE SE RECEBE: COMPARTILHE ISSO!”
(Permitida a reprodução desde que citada a fonte)

-  COMENTE, CRITIQUE, CORRIJA ... PARTICIPE!!! - eu também continuo  aprendendo!)

Visite e curta também nossa fanpage: https://www.facebook.com/cedobitsnet.concursos ;
Participe também de nosso grupo no Facebook sobre esse concurso:  https://www.facebook.com/groups/1451697445072730/
                                                                      

Fonte das questões: www.vunesp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário