quarta-feira, 26 de março de 2014

SABESP - APRENDIZ: INTENSIVÃO DE EXERCÍCIOS - PARTE 5/6

HOJE, TEMOS O GABARITO DAS QUESTÕES DO POST ANTERIOR (MATEMÁTICA: DE 31 A 40):

031 - A
032 - E
033 - A
034 - D
035 - E
036 - C
037 - D
038 - A
039 - C
040 - E

...

E EIS A PENÚLTIMA LEVA DE QUESTÕES; AGORA É A VEZ DE HISTÓRIA:
...
HISTÓRIA:

41. Considere o texto.
A Igreja Católica, por meio dos jesuítas, lutou para impedir a escravização dos índios pelos colonos. Mas (...) os padres ensinavam,especialmente às crianças indígenas (curumins), que as crenças e costumes dos seus pais estavam errados; que os pajés eram mentirosos; que só o Deus dos cristãos era verdadeiro; que a nudez e a poligamia eram pecados.
(Raimundo C. B. Campos. História do Brasil: 1o grau. São Paulo: Atual, 1985. p.43)
O texto permite afirmar que, embora a Igreja Católica procurasse proteger as comunidades indígenas, a catequese
(A) contribuiu para a inclusão do índio na civilização, na medida em que preservou a integridade de sua cultura.
(B) transformou os grupos indígenas em povos civilizados, através do ensino de crenças religiosas.
(C) colaborou para o aniquilamento do índio, na medida em que destruiu grande parte de sua cultura.
(D) impediu a sedentarização dos grupos étnicos, através da cristianização e dos aldeamentos religiosos.
(E) possibilitou a preservação da cultura indígena, na medida em que respeitou os valores do povo nativo.

42. Analise o documento.
Nós, negros brasileiros, orgulhosos de descendermos de Zumbi, líder da República Negra de Palmares, que existiu no Estado de Alagoas, de 1595 a 1695, desafiando o domínio português e até holandês, nos reunimos hoje, após 283 anos, para declarar a todo o povo negro brasileiro a nossa e efetiva data: 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra! Dia da morte do grande líder nacional, Zumbi, responsável pela primeira tentativa brasileira de estabelecer uma sociedade democrática (...).
Hoje, estamos unidos numa luta de reconstrução da sociedade brasileira, apontando para uma nova ordem, em que haja a participação real e justa do negro, uma vez que somos os mais oprimidos, não só aqui, mas em todos os lugares onde vivemos.
(Adaptado de: Manifesto Nacional do Movimento Negro Unificado contra a discriminação racial. In. MNU – Movimento Negro Unificado.
1978-1988. 10 anos de luta contra o racismo, 1988)
Com base no texto e no conhecimento histórico é correto afirmar que o MNU Movimento Negro Unificado busca
especificamente resgatar
(A) o debate sobre os problemas que a escravidão legou ao país, visando melhorar a situação dos afrodescendentes na
sociedade brasileira atual.
(B) o ideal de liberdade do Quilombo dos Palmares, a sua resistência aos opressores, e tem em Zumbi, a figura paradigmática
na sua luta.
(C) as várias formas de resistência à escravidão nos Quilombos, enfatizando a importância da liderança de Zumbi para a
conquista da liberdade.
(D) a questão do racismo, do preconceito e da descriminação e a resistência dos afrodescendentes com relação a esses
problemas na sociedade.
(E) a temática afro-brasileira pela via cultural, restabelecendo os laços com a África através da figura de Zumbi, líder do
Quilombo dos Palmares.

43.


(A) a ampliação do trabalho assalariado, o declínio do regime escravista colonial e a urbanização na área das Minas.
(B) o fim do monopólio comercial, a liberação da produção de manufaturas e a recuperação agrícola na colônia.
(C) o incremento do comércio nas Minas, o bandeirismo e o consequente processo de centralização administrativa.
(D) a formação do mercado interno, a urbanização das Minas e a consequente integração econômica do Brasil.
(E) o desenvolvimento da economia açucareira, a expansão da colonização para as Minas e a criação de cidades.

44.

(A) provocou profundas alterações nos costumes da população ao promover a liberalização e o crescimento do mercado consumidor brasileiro.
(B) permitiu que o comércio externo da colônia fosse feito sem a intermediação portuguesa, o que acelerou o processo de independência do Brasil.
(C) promoveu a implantação de numerosas manufaturas na colônia, tornando-a menos dependente das importações de produtos vindos da Europa.
(D) retardou a introdução de ideias liberais defendidas pelos filósofos iluministas que incentivaram as lutas pela autonomia política e econômica da colônia.
(E) incentivou movimentos de libertação ao estimular a distribuição de terras e promover significativa alteração qualitativa na ordem social da colônia.

45. Analise o texto.
Em 1824 D. Pedro I outorgou a Constituição Imperial que vigorou até a proclamação da República em 1889. Entre outras determinações, essa Carta de 1824 estabelecia um sistema eleitoral baseado numa modalidade de voto censitário, que recebeu o apelido de “voto da mandioca”, ou seja, apenas aqueles que produzissem mais de uma determinada quantidade de mandioca, anualmente, se tornavam “eleitores de paróquia” e tinham o direito de voto.
(Adaptado: João Paulo M. H. Ferreira e Luiz Estevam de O. Fernandes. Nova História Integrada. Campinas, SP: Cia da Escola, 2005.
p. 298)
O texto permite afirmar que, entre 1824 e 1889 no Brasil, o funcionamento do sistema eleitoral, na sua essência,
(A) marginalizava da vida política a maioria da população brasileira.
(B) ampliava o direito da população à participação política brasileira.
(C) reduzia as desigualdades entre a população da cidade e campo.
(D) limitava a influência da aristocracia rural nas decisões políticas.
(E) eliminava os fatores econômicos na organização do eleitorado.

46. Considere os itens.
I. A extinção do tráfico negreiro possibilitou uma liberação de capitais que se destinaram às atividades urbanas.
II. Os lucros gerados pela economia cafeeira foram, em parte, investidos em outras atividades manufatureiras.
III. A Tarifa Alves Branco funcionou, pela primeira vez, como proteção à produção manufatureira dirigida ao mercado interno.
Considerando o contexto econômico do Segundo Reinado, os itens referem-se
(A) aos instrumentos adotados no país para iniciar o programa de industrialização sob o comando do Estado.
(B) aos mecanismos utilizados no período para diversificar a economia, com ênfase na industrialização.
(C) às causas do estímulo da Inglaterra investir na indústria de bens de consumo no Brasil no período.
(D) às consequências do estímulo à imigração, no desenvolvimento industrial do país no século XIX.
(E) aos fatores importantes que contribuíram para o início da industrialização brasileira no século XIX.

47. Considere o texto.
A Grande Depressão solapou a base artificial em que se apoiava a lucratividade dos grandes cafeicultores.
Os efeitos da crise foram a retração do mercado consumidor, a suspensão do financiamento externo para a estocagem do café e a exigência da liquidação imediata dos débitos anteriores. Caiu por terra toda a paciente montagem da política de valorização do café.
(Luiz Koshiba e Denise M. F. Pereira. História do Brasil. São Paulo: Atual, 2003. p. 415)
O texto e o conhecimento histórico permitem afirmar que, no Brasil, a crise de 1929 e
(A) a Revolução de 1930 favoreceram consolidações da política dos governadores.
(B) o Estado Novo contribuíram para retomada do poder pelo setor agroexportador.
(C) a queda da República Velha explicam o surgimento do Movimento Tenentista.
(D) a cisão das oligarquias são fundamentais para explicar a Revolução de 1930.
(E) o insucesso do Convênio de Taubaté explicam a instituição do Estado Novo.

48.

(A) antissocialismo foi a primeira forma política brasileira a recusar o alinhamento automático com os Estados Unidos.
(B) antianarquismo dominou a cena do movimento político brasileiro, no século XX, após a Segunda Guerra Mundial .
(C) anticomunismo foi um dos indicadores de que o Brasil, no início da Guerra Fria, se alinhara aos Estados Unidos.
(D) antinacionalismo orientou-se, no Brasil, no sentido de excluir o partido popular do poder, durante a Guerra Fria.
(E) antimarxismo foi um dos indícios de que o Brasil, na Guerra Fria, adotou o princípio da autodeterminação dos povos.

49. 

(A) polícia política do regime militar e caracteriza o medo da sociedade brasileira aos órgãos de repressão desse regime.
(B) liberdade das forças repressivas do país em perseguir dissidentes políticos de diferentes regimes militares da América.
(C) tática de repressão empreendida pela polícia política e mostra o desejo do governo de instaurar a ordem militar no país.
(D) repressão da polícia militar, nas cidades brasileiras, ao comércio ilegal das crianças durante a vigência da ditadura militar.
(E) ação exagerada e arbitrária da polícia política do governo militar brasileiro e o combate ao trabalho infantil e ao narcotráfico.

50. Na década de 1980, as forças de oposição à ditadura militar brasileira obtiveram significativa vitória nas eleições de 1982. A partir de então, dois projetos se tornaram bandeiras políticas das oposições, no processo de redemocratização do país:
(A) a derrota do governo militar no Colégio Eleitoral e a criação das Comunidades Eclesiais de Base.
(B) a campanha pela Anistia ampla, geral e irrestrita e o Movimento em Defesa dos Direitos Humanos.
(C) a reforma partidária e eleitoral com a criação de diversos partidos e a formação de alianças partidárias.
(D) o estabelecimento de formas de ação sindical e a organização Nacional da Classe Trabalhadora.
(E) o retorno das eleições presidenciais diretas e a instituição de uma Assembleia Nacional Constituinte.

...

ATÉ O PRÓXIMO!  BONS ESTUDOS!

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