HOJE, TEMOS O GABARITO DAS QUESTÕES DO POST ANTERIOR (MATEMÁTICA:
DE 31 A 40):
031 - A
032 - E
033 - A
034 - D
035 - E
036 - C
037 - D
038 - A
039 - C
040 - E
...
E EIS A PENÚLTIMA LEVA DE QUESTÕES; AGORA É A VEZ DE
HISTÓRIA:
...
HISTÓRIA:
41. Considere o texto.
A Igreja
Católica, por meio dos jesuítas, lutou para impedir a escravização dos índios
pelos colonos. Mas (...) os padres ensinavam,especialmente às crianças
indígenas (curumins), que as crenças e costumes dos seus pais estavam errados;
que os pajés eram mentirosos; que só o Deus dos cristãos era verdadeiro; que a
nudez e a poligamia eram pecados.
(Raimundo C. B. Campos. História
do Brasil: 1o grau. São Paulo: Atual, 1985. p.43)
O texto permite afirmar
que, embora a Igreja Católica procurasse proteger as comunidades indígenas, a
catequese
(A) contribuiu para a
inclusão do índio na civilização, na medida em que preservou a integridade de
sua cultura.
(B) transformou os grupos
indígenas em povos civilizados, através do ensino de crenças religiosas.
(C) colaborou para o
aniquilamento do índio, na medida em que destruiu grande parte de sua cultura.
(D) impediu a
sedentarização dos grupos étnicos, através da cristianização e dos aldeamentos
religiosos.
(E) possibilitou a
preservação da cultura indígena, na medida em que respeitou os valores do povo
nativo.
42. Analise o documento.
Nós,
negros brasileiros, orgulhosos de descendermos de Zumbi, líder da República
Negra de Palmares, que existiu no Estado de Alagoas, de 1595 a 1695, desafiando
o domínio português e até holandês, nos reunimos hoje, após 283 anos, para
declarar a todo o povo negro brasileiro a nossa e efetiva data: 20 de novembro –
Dia Nacional da Consciência Negra! Dia da morte do grande líder nacional,
Zumbi, responsável pela primeira tentativa brasileira de estabelecer uma
sociedade democrática (...).
Hoje,
estamos unidos numa luta de reconstrução da sociedade brasileira, apontando para
uma nova ordem, em que haja a participação real e justa do negro, uma vez que
somos os mais oprimidos, não só aqui, mas em todos os lugares onde vivemos.
(Adaptado de: Manifesto
Nacional do Movimento Negro Unificado contra a discriminação racial. In. MNU
– Movimento Negro Unificado.
1978-1988. 10 anos de luta
contra o racismo, 1988)
Com base no texto e no
conhecimento histórico é correto afirmar que o MNU − Movimento Negro Unificado − busca
especificamente
resgatar
(A) o debate sobre os
problemas que a escravidão legou ao país, visando melhorar a situação dos
afrodescendentes na
sociedade brasileira atual.
(B) o ideal de liberdade do
Quilombo dos Palmares, a sua resistência aos opressores, e tem em Zumbi, a
figura paradigmática
na sua luta.
(C) as várias formas de
resistência à escravidão nos Quilombos, enfatizando a importância da liderança
de Zumbi para a
conquista da liberdade.
(D) a questão do racismo,
do preconceito e da descriminação e a resistência dos afrodescendentes com
relação a esses
problemas na sociedade.
(E) a temática
afro-brasileira pela via cultural, restabelecendo os laços com a África através
da figura de Zumbi, líder do
Quilombo dos Palmares.
43.
(A) a ampliação do trabalho
assalariado, o declínio do regime escravista colonial e a urbanização na área
das Minas.
(B) o fim do monopólio
comercial, a liberação da produção de manufaturas e a recuperação agrícola na
colônia.
(C) o incremento do
comércio nas Minas, o bandeirismo e o consequente processo de centralização
administrativa.
(D) a formação do mercado
interno, a urbanização das Minas e a consequente integração econômica do
Brasil.
(E) o desenvolvimento da
economia açucareira, a expansão da colonização para as Minas e a criação de
cidades.
44.
(A) provocou profundas
alterações nos costumes da população ao promover a liberalização e o crescimento
do mercado consumidor brasileiro.
(B) permitiu que o comércio
externo da colônia fosse feito sem a intermediação portuguesa, o que acelerou o
processo de independência do Brasil.
(C) promoveu a implantação
de numerosas manufaturas na colônia, tornando-a menos dependente das
importações de produtos vindos da Europa.
(D) retardou a introdução
de ideias liberais defendidas pelos filósofos iluministas que incentivaram as
lutas pela autonomia política e econômica da
colônia.
(E) incentivou movimentos
de libertação ao estimular a distribuição de terras e promover significativa
alteração qualitativa na ordem social da colônia.
45. Analise o texto.
Em 1824 D.
Pedro I outorgou a
Constituição Imperial que vigorou até a proclamação da República em 1889. Entre
outras determinações,
essa Carta de 1824 estabelecia um sistema eleitoral baseado numa modalidade de
voto censitário, que recebeu o apelido
de “voto da mandioca”, ou seja, apenas aqueles que produzissem mais de uma
determinada quantidade de mandioca, anualmente,
se tornavam “eleitores de paróquia” e tinham o direito de voto.
(Adaptado: João Paulo M. H.
Ferreira e Luiz Estevam de O. Fernandes. Nova História Integrada. Campinas,
SP: Cia da Escola, 2005.
p. 298)
O texto permite afirmar
que, entre 1824 e 1889 no Brasil, o funcionamento do sistema eleitoral, na sua
essência,
(A) marginalizava da vida
política a maioria da população brasileira.
(B) ampliava o direito da
população à participação política brasileira.
(C) reduzia as
desigualdades entre a população da cidade e campo.
(D) limitava a influência
da aristocracia rural nas decisões políticas.
(E) eliminava os fatores
econômicos na organização do eleitorado.
46. Considere os itens.
I. A
extinção do tráfico negreiro possibilitou uma liberação de capitais que se
destinaram às atividades urbanas.
II. Os
lucros gerados pela economia cafeeira foram, em parte, investidos em outras
atividades manufatureiras.
III. A Tarifa
Alves Branco funcionou, pela primeira vez, como proteção à produção
manufatureira dirigida ao mercado interno.
Considerando o contexto
econômico do Segundo Reinado, os itens referem-se
(A) aos instrumentos
adotados no país para iniciar o programa de industrialização sob o comando do
Estado.
(B) aos mecanismos
utilizados no período para diversificar a economia, com ênfase na
industrialização.
(C) às causas do estímulo
da Inglaterra investir na indústria de bens de consumo no Brasil no período.
(D) às consequências do
estímulo à imigração, no desenvolvimento industrial do país no século XIX.
(E) aos fatores importantes
que contribuíram para o início da industrialização brasileira no século XIX.
47. Considere o texto.
A Grande
Depressão solapou a base artificial em que se apoiava a lucratividade dos
grandes cafeicultores.
Os efeitos
da crise foram a retração do mercado consumidor, a suspensão do financiamento
externo para a estocagem do café e a
exigência da liquidação imediata dos débitos anteriores. Caiu por terra toda a
paciente montagem da política de valorização do café.
(Luiz Koshiba e Denise M.
F. Pereira. História do Brasil. São Paulo: Atual, 2003. p. 415)
O texto e o conhecimento
histórico permitem afirmar que, no Brasil, a crise de 1929 e
(A) a Revolução de 1930
favoreceram consolidações da política dos governadores.
(B) o Estado Novo
contribuíram para retomada do poder pelo setor agroexportador.
(C) a queda da República
Velha explicam o surgimento do Movimento Tenentista.
(D) a cisão das oligarquias
são fundamentais para explicar a Revolução de 1930.
(E) o insucesso do Convênio
de Taubaté explicam a instituição do Estado Novo.
48.
(A) antissocialismo foi a
primeira forma política brasileira a recusar o alinhamento automático com os
Estados Unidos.
(B) antianarquismo dominou
a cena do movimento político brasileiro, no século XX, após a Segunda Guerra Mundial .
(C) anticomunismo foi um
dos indicadores de que o Brasil, no início da Guerra Fria, se alinhara aos
Estados Unidos.
(D) antinacionalismo
orientou-se, no Brasil, no sentido de excluir o partido popular do poder,
durante a Guerra Fria.
(E) antimarxismo foi um dos
indícios de que o Brasil, na Guerra Fria, adotou o princípio da
autodeterminação dos povos.
49.
(A) polícia política do
regime militar e caracteriza o medo da sociedade brasileira aos órgãos de
repressão desse regime.
(B) liberdade das forças
repressivas do país em perseguir dissidentes políticos de diferentes regimes
militares da América.
(C) tática de repressão
empreendida pela polícia política e mostra o desejo do governo de instaurar a ordem
militar no país.
(D) repressão da polícia
militar, nas cidades brasileiras, ao comércio ilegal das crianças durante a
vigência da ditadura militar.
(E) ação exagerada e
arbitrária da polícia política do governo militar brasileiro e o combate ao
trabalho infantil e ao narcotráfico.
50. Na década de 1980, as
forças de oposição à ditadura militar brasileira obtiveram significativa
vitória nas eleições de 1982. A partir de então, dois
projetos se tornaram bandeiras políticas das oposições, no processo de redemocratização
do país:
(A) a derrota do governo
militar no Colégio Eleitoral e a criação das Comunidades Eclesiais de Base.
(B) a campanha pela Anistia
ampla, geral e irrestrita e o Movimento em Defesa dos Direitos Humanos.
(C) a reforma partidária e
eleitoral com a criação de diversos partidos e a formação de alianças
partidárias.
(D) o estabelecimento de
formas de ação sindical e a organização Nacional da Classe Trabalhadora.
(E) o retorno das eleições
presidenciais diretas e a instituição de uma Assembleia Nacional Constituinte.
...
ATÉ O PRÓXIMO! BONS ESTUDOS!
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