domingo, 9 de março de 2014

PETROBRAS - TÉCNICO DE SEGURANÇA / SANTOS: CHANCES DE CONVOCAÇÕES BEM ACIMA DAS VAGAS

Historicamente os concursos da Petrobras são muito procurados pelos Concurseiros de todo o país. Não é pra menos, pois trata-se da maior empresa pública brasileira que, apesar das dificuldades políticas e econômicas atuais, a tendência é de que, no médio e longo prazo, a exploração do Pré-Sal trata altas taxas de desenvolvimento nessa região.

Processo Seletivo Aberto

O Pré-Sal encontra-se no litoral sudeste do Brasil, mais precisamente na Bacia de Santos, que engloba uma grande área entre as águas territoriais de vário estados. Destaca-se o Litoral Paulista, a Baixada Santista, em especial, que fica, aliás, bem no meio desse grande bloco de óleo.

Isso posto, é natural que entendamos ser o Litoral Paulista objeto de grandes investimentos por parte dos Governos e da Empresa Estatal. E isso já está acontecendo. Quem convive na região já está percebendo muito bem as movimentações, inclusive começando a se estender mais ao sul, inclusive envolvendo áreas do sofrido (e querido!) Vale do Ribeira. Prova disso é que no último Edital de Concurso Público lançado pela Petrobras - o primeiro deste 2014 -, o Polo de Santos passar a incluir a cidade de Itanhaém.

E pegando esse gancho escolhi uma um dos cargos do atual certame - que continua com inscrições abertas -, para pesquisar como foram os dois últimos concursos. No caso, pincei alguns dados estatísticos de Técnico de Segurança Júnior (refere-se ao Técnico de Segurança do Trabalho onde o convocado entra como Júnior tendo oportunidades na carreira dentro da Empresa, galgando posições mais altas). Mas vamos aos números:

Em 2009, havia no Edital a previsão de apenas 1 vaga; o total de inscritos foi de 946; e, veja só: foram convocados 13 primeiros colocados! Portanto, treze vezes mais em relação ao número de vagas. Observe que só estou citando o cargo de Técnico de Segurança e somente para o Polo de Santos.

Bom, já em 2011, para o mesmo cargo, o Edital constou de 3 vagas; foram inscritos 1.087 Concurseiros. Observe já, aí, que a variação no número da concorrência é mínima. A média fica nos mil, independente da quantidade de vagas. Agora, atente para o número de convocados: 11. Também, numeral próximo da quantidade chamada em 2009.

É claro que, existe uma miríade de fatores negativos e positivos, que poderão vir a causar desvios estatísticos em relação aos números que advirão do transcorrer do atual Concurso. Todavia já pode-se deduzir que, muito provavelmente, a única vaga que consta do Edital 2014, deve ser ampliada. Eu creio, aliás, por todos os indícios aqui citados - além de outros -, que o próprio quantitativo de Cadastro Formado (que nada mais é que o famoso cadastro reserva) deverá se exaurir, correndo o risco de faltar candidato para vaga.

Portanto, caro Concurseiro da Petrobrás, em especial para o Polo de Santos, redobre sua dedicação aos estudos, pois seu estado de ânimo não pode esmorecer ao ver a quantidade de vagas, estática, que consta do Edital. Lute, batalhe e se concentre pois suas possibilidades de vitória serão muito maiores!

Observação final: analisei outros Polos, como São Paulo, e, na maioria deles, é raríssima a convocação de candidatos além das vagas em Edital.

É isso! como vocês estão observando estou remodelando e melhorando o conteúdo e qualidade dos posts, inclusive, em breve lançarei meu primeiro vídeo no YouTube e conto com o prestígio dos colegas Concurseiros. Escreva-me criticando, sugerindo e me pautando para que eu possa melhorar cada vez mais. Agradeço ainda você COMPARTILHAR este post com amigos, colegas e parentes.

ATENÇÃO ACOMPANHE A CORREÇÃO DE QUESTÕES DO ÚLTIMO CONCURSO A PARTIR DO PRÓXIMO POST SOBRE O ASSUNTO, NO PRÓXIMO POST SOBRE ESSE CERTAME.

OBRIGADO! BONS ESTUDOS!  e... lembre-se sempre:

"EDUCAÇÃO É TUDO E É DANDO-A QUE SE RECEBE!"

- Autorizada, sem burocracias, a divulgação, desde que citada a fonte. -

Nenhum comentário:

Postar um comentário