quarta-feira, 19 de março de 2014

MP SP: CONCURSO PARA AUXILIAR DE PROMOTORIA - NÍVEL FUNDAMENTAL

A Vunesp , escolhida como organizadora do próximo concurso do Ministério Público do Estado de São Paulo, já tem publicado em seu sítio o Edital completo e oficial do certame.

As vagas, sempre bem concorridas, são em número de 37, todavia, é comum que o órgão chame bem mais que o quantitativo inicial, até porque a validade do concurso é de 2 anos, prorrogáveis. Além disso, é sabido que as necessidades da instituição para essa área administrativa é grande, bem como há alta rotatividade no cargo, visto que, como é para NÍVEL FUNDAMENTAL, muitos convocados se formam - em nível médio ou Direito, por exemplo - e galgam novos desafios em níveis superiores.

Trata-se peculiar e especial OPORTUNIDADE com vencimentos acima dos 2mil, além de benefícios.

O Ministério Público é órgão independente, importantíssimo, para nossa democracia, e passou a ser muito mais valorizado - e com razão - a partir da Constituição Cidadã de 1988.

O prazo de inscrição é bem amplo. Começa em 24/3/2014 (próxima segunda!) e vai, por um mês inteirinho, até as 16h do dia 25 de abril.

Há possibilidade de pedir isenção ou redução da taxa de inscrição (R$40,00) e isso deve ser feitro - conforme edital - nos dias 24 e 25/3/2014; O resultado sai até 14 de abril.

A prova deve ser realizada na data provável de 25 de maio. Portanto, há boas chances, ainda, de se dedicar aos estudos.

O conteúdo que deverá cair na sabatina é, de acordo com o edital, o seguinte:

- Língua Portuguesa:
Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase.

- Matemática: 
Números inteiros: operações e propriedades. Números racionais, representação fracionária e decimal: operações e propriedades. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três simples. Equação do 1.º grau. Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Raciocínio lógico. Resolução de situações-problema.

- História do Brasil: 
Da Revolução de 1930 ao Brasil contemporâneo: A Era Vargas; o Brasil na II Guerra. Regime Militar – 1964-1985: o Golpe de 1964 e o Regime Militar; a repressão política e o “milagre econômico”; fim do Regime Militar; Campanha Diretas Já! (1984); Eleições de Tancredo Neves e José Sarney (1985). Presidentes posteriores.

- Geografia: 
O Brasil no mundo: localização; extensão. A natureza brasileira: os grandes domínios morfoclimáticos. Hidrografia e aproveitamento dos principais rios. A vegetação original. Os recursos naturais. Os problemas ambientais. A população brasileira: crescimento e distribuição. Estrutura da população. Mobilidade. A organização do espaço brasileiro: As atividades industriais. O espaço agropecuário. Comércio, transportes e comunicações. O espaço urbano. As relações do Brasil com o mundo: o Brasil no Mercosul.

- Atualidades:
Questões relacionadas a fatos políticos, econômicos, sociais e culturais, nacionais e internacionais, ocorridos nos últimos 06 (seis) meses, a contar, retroativamente, da data da publicação do Edital, divulgados na mídia local e/ou nacional.

- Legislação: 
Lei n.º 12.527, de 18 de novembro de 2011(Lei de acesso à informação).

Caro concurseiro, como você percebe, realmente, trata-se GRANDE OPORTUNIDADE para iniciar sua carreira no Serviço Público. Abrace-a o quanto antes.

Abaixo, o endereço da Vunesp: http://www.vunesp.com.br/ .

FIQUE ATENTO POIS NOS PRÓXIMOS POSTS TRAREMOS NOVIDADES E DICAS GRATUITAS PARA NOSSOS SEGUIDORES!

ATÉ O PRÓXIMO POST! BONS ESTUDOS!

“EDUCAÇÃO É TUDO E É DANDO-A QUE SE RECEBE: COMPARTILHE!”

(Permitida a reprodução desde que citada a fonte)


Visite e curta nossa Fan Page: https://www.facebook.com/cedobitsnet.concursos




Nenhum comentário:

Postar um comentário